top of page
ronco.png

Apneia do sono

A Apneia do Sono ou SAHOS (Síndrome da Apneia/ Hipopnéia do Sono) é caracterizada pela ocorrência de episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono. A consequência destas obstruções é a redução (hipopnéia) ou interrupção completa (apneia) do fluxo de ar para os pulmões, apesar da manutenção do esforço inspiratório. A SAHOS é uma doença multifatorial e pode ser causada pela interação de fatores anatômicos individuais (tamanho das vias aéreas) com outros fatores como hipotonia da musculatura do palato, durante o sono.

O paciente com ronco ou apneia do sono normalmente não percebe o problema, e muitos destes, são conduzidos ao especialista pelo cônjuge ou por pessoas que convivem com ele.  Distúrbios respiratórios do sono (apneia - central/obstrutiva - e hipopnéia) são comuns nos indivíduos, e observa-se mais freqüentemente em homens do que em mulheres, aumentando com a idade, e em mulheres no período pós-menopausa.

 

O exame de eleição para o diagnóstico da SAHOS é a polissonografia, e é ela que irá  fornecer informações fundamentais para o diagnóstico correto do problema tais como:
     

• Confirmar ou não a hipótese clínica de SAHOS;
 

• Indicar a existência ou não de outros problemas associados ( por exemplo, presença de apneia central ou outros distúrbios);
 

• Avaliar o índice de apneia e hipopnéia (quantidade de ocorrências por hora);
 

• Avaliar a dessaturação da oxi-hemoglobima (o quanto o oxigênio reduz no sangue durante as apneias);
 

• Avaliar a presença e frequência dos microdespertares (quantas vezes o paciente acorda durante a noite, muitas vezes sem perceber);
 

• Avaliar as porcentagens dos estágios do sono;
 

• Avaliar o eletrocardiograma durante o sono;
 

• Avaliar o ronco (frequência e intensidade);
 

• Avaliar a posição corporal onde os episódios são mais frequentes.

O tratamento da SAHOS deve ser planejado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente e de acordo com o grau de apneia. Em geral, o tratamento da SAHOS envolve a adoção de medidas clínicas simples aliadas ao uso de dispositivos ou aparelhos que visam facilitar o fluxo do ar pela via aérea, como os aparelhos intra-orais e os aparelhos de pressão positiva para via aérea superior (CPAP e BIPAP).

 


O tratamento  com dispositivo intra-oral tem boa aceitação e adaptação na maioria dos casos, consistindo de placas de acrílico com ou sem metais onde o paciente deverá usa-lo durante o sono, tendo a finalidade de antepor a mandíbula e a língua por uma leve tração. Estes dispositivos são indicados em casos de roncos simples ou primários, e apneias de graus leves a moderados. 

Existem dois tipos de apnéias: a apnéia central e apnéia Obstrutiva e observam-se algumas características:

Existem dois tipos de apnéias: a apnéia central e apnéia Obstrutiva e observam-se algumas características:

APNEIA CENTRAL

Peso adequado para estatura;

Insônia podem ter hipersonolência;

Despertares durante o sono;

Roncos médios e intermitentes;

Mínima disfunção sexual;

Depressão.

APNEIA OBSTRUTIVA

Comumente em obesos;

Hipersônia diurna;

Raramente acordam durante o sono;

Roncos altos;

Disfunção sexual importante;

Cefaleia;

bottom of page