top of page

O ronco interfere em um relacionamento?

Atualizado: 20 de jun. de 2021


Por mais apaixonados que sejam um casal, o ronco não combina com a harmonia de um relacionamento. A privação de uma boa noite de sono, além de provocar irritabilidades, aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade, dentre outros problemas.


Se você não consegue dormir porque seu parceiro(a) ronca durante toda a noite, este post pode te ajudar a resolver este problema.


Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia-Berkeley, nos Estados Unidos e no Reino Unido, o ronco é a terceira maior causa de separações, ficando somente atrás dos motivos de “infidelidade” e “problemas financeiros”. O barulho atrapalha o sono do(a) parceiro(a) e resulta em noites mal dormidas, afetando o rendimento de uma pessoa nas suas atividades diárias.


A roncopatia durante o sono pode acontecer por inúmeras situações, seja por estar resfriado, cansado ou até mesmo por ter ingerido bebida alcoólica. E nem sempre indica algum problema, exceto quando isso acontece todas as noites e começa a atrapalhar o repouso do cônjuge. Acomete mais frequentemente homens, principalmente após os 40 anos de idade, com sobrepeso, mas pode ocorrer em indivíduos de qualquer gênero ou idade, inclusive crianças. O estreitamento ou obstrução das vias aéreas superiores, dificulta a passagem de ar e provoca a vibração dessas estruturas provocando o ronco e a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono.


Esta síndrome caracteriza-se pela parada da respiração durante o sono, onde a oxigenação do sangue cai e o cérebro emite alertas que fazem a pessoa acordar por alguns segundos para voltar a respirar. Esses despertares, mesmo breves e muitas vezes nem mesmo percebidos, fragmentam o sono e impedem que a pessoa atinja os níveis de um sono saudável, trazendo grandes prejuízos para o organismo e sonolência diurna extrema.


A roncopatia pode acender uma luz vermelha para uma crise nos relacionamentos, onde a falta de sono saudável pode afetar o relacionamento afetivo e sexual do casal. Além disso, depressão e ansiedade também surgem em decorrência das noites mal dormidas.

Procurar ajuda de um profissional é de fundamental importância, e caso o problema seja com o(a) parceiro(a), incentive a busca de tratamento. Existem várias possibilidades de tratamento da apneia do sono e uma das terapias mais utilizados são os aparelhos intrabucais, confeccionados pelo dentista. Confortáveis e de fácil adaptação, os aparelhos intrabucais são discretos e resolvem o problema de constrangimentos quando o roncopata vai dormir fora de sua casa.


“Bora” resolver esse problema, pois dormir com barulho, ninguém merece....!! Procure seu dentista !!!!!


Assista o vídeo e entenda tudo sobre Ronco e Apneia do Sono.








83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page